14.6.07

A bênção, painho

A turma de outras paragens que me desculpe, mas é fato que a maior parte da boa música popular brasileira vem de dois estados: Rio de Janeiro e Bahia.

Nada mais natural, portanto, que haja pencas de músicas cantando as belezas de ambos. Cada um deles merece uma lista à parte, para dar seqüência à lista sobre topônimos.

Proponho então uma lista com músicas sobre a Bahia, uma das mais adoráveis unidades da nossa federação. Não é de se espantar que elas sejam interpretadas na maior parte por artistas baianos.

Diante disso, e para não deixar nenhuma música boa de fora, subverto a combinação inicial e suspendo momentaneamente a regra que limitava a participação dos intérpretes a uma música por lista. Tentei diversificar ao máximo, mas alguns bananas de pijama aparecem em diversas entradas.

Talvez por isso esta é uma das mais exaustivas listas que já fiz. Um aviso aos navegantes: "Itapoã", do Caetano, ficou de fora deliberadamente - acho um saco.

Acontece que eu sou baiano - Dorival Caymmi
Back in Bahia - Gilberto Gil
Bahia - Stan Getz e Charlie Byrd
Bahia com H - João Gilberto, Caetano Veloso e Gilberto Gil
Cada macaco no seu galho - Gilberto Gil e Caetano Veloso
Ê baiana - Walter Alfaiate
Eu vim da Bahia - João Gilberto
Falsa baiana - Cyro Monteiro
Feira de Santana - Tom Zé
Hino do Esporte Clube Bahia - Gilberto Gil e Caetano Veloso
Hino do Senhor do Bonfim - Vários (Tropicália)
Na Bahia - Coisas Nossas
No tabuleiro da baiana - Luiz Barbosa e Carmen Miranda
O abacaxi de Irará - Tom Zé
O que que a baiana tem? - Clara Nunes
Qual é, baiana? - Caetano Veloso
Quando eu penso na Bahia - Caetano Veloso
Quero voltar pra Bahia - Paulo Diniz
São Salvador - Gal Costa
Saudade da Bahia - Dorival Caymmi e Tom Jobim
Tarde em Itapoã - Vinicius de Moraes
Triste Bahia - Caetano Veloso
Você já foi à Bahia? - Trio Irakitan

Qualquer dia eu volto com uma lista sobre o Rio.

7 comentários:

Sidney Mirandão disse...

Três que me vieram à cabeça aqui:

Alguém me avisou - Dona Ivone Lara
Marinheiro Só - Marisa Monte
Na Baixa do Sapateiro - Ary Barroso

Nana disse...

Back in Bahia é uma música muito foda! Ainda mais pra quem tá longe, que nem você... Não acha não?
Beijo

Nana disse...

Lá e cá, do Lenine, fala do Rio e da Bahia!
"Diga aí, diga lá
Você já foi à Bahia, nega? Não? Então vá, então vá
Diga lá, diga aí
Você já foi até o Rio, nego? Não? Tem que ir, tem que ir"

Bernardo Esteves disse...

E você já viu o cabelão black power que o Gil tinha quando compôs essa música? Pois então: toda vez que ele canta "puxando os cabelos" eu fico imaginando a cena...

Eduardo Rodrigues disse...

Não vou acrescentar músicas, mas uma dúvida: A areia branca de "Debaixo dos caracóis...", do Rei, fica na Bahia? Ou já é a primeira pra lista do Rio?

Nana disse...

Quando fui à França, viajei no avião junto com o Gil. Ele tinha um black power com uma lua e uma estrela pintadas de branco. O que, pra uma criança de 8 anos, foi uma visão bem impressionante!

Anônimo disse...

Fala aí, Bernardo!
Adriana me fez propaganda do seu blog.
Eis minha primeira contribuição: a música chama-se Bahia Imortal, sambinha do Ary Barroso. Só lembro um trecho, que fala assim:

"(...)
Bahia que canta
Nas noites estreladas
Das batucadas
E as lindas baianas, faceiras
Mexendo os quadris
Salve a morena brasileira
Chama o baiano pra sambar
Deixa o baiano batucar.
(...)"