25.6.07

Os 50 estados

Vamos voltar ao CEP. Dessa vez, os 50 estados.

Isso, preciso confessar, é uma idéia antiga. Há algum tempo parei no soulseek e resolvi baixar todas as músicas que tivessem no título o nome de algum estado norte-americano. Minha idéia era fazer uma grande compilação da música de lá, tendo como referência o que eles achavam de si mesmos.

Lógico que é muita coisa e o volume de material torna o projeto inviável, então aqui nós vamos aproveitar as regras e facilitar. Não pode repetir estado nem cantor/compositor.

Alguns estados vai ser difícil achar assunto, outros vai difícil cortar. De cara, teremos grandes problemas com California e Alabama. A California teve destaque especialmente nos anos 60 com canções marcantes como "Hotel Calfornia" e "California Dreaming". Depois ainda veio "Going to California", do Led. Nenhuma dessas, no entanto, foi usada numa campanha política embasada e honesta, como a que o ídolo máximo Jello Biafra empreendeu em 1979 na cidade de São Francisco. Sim, o vocalista dos Dead Kennedys foi candidato a prefeito daquela alegre cidade e teve como música de campanha a incomparável "California Über Alles".

No segundo caso, a dúvida começa com "Alabama Song", do Doors. Aí vem "As melhores putas do Alabama", do Matanza. A também fantástica, embora depreciativa, "Alabama", do Neil Young, entra forte no páreo. E como não se fala mal dum estado desses sem resposta, o Lynyrd Skynyrd esculacha logo e acaba ganhando o posto com "Sweet Home Alabama".

"Well, I heard Mister Young sing about her.
Well, I heard ole Neil put her down.
Well, I hope Neil Young will remember
a southern man don't need him around anyhow.
Sweet home Alabama where the skies are so blue.
Sweet home Alabama, Lord, I'm coming home to you.
"

E Neil Young, gênio, entra na lista com "Ohio".

Quanto ao Dylan não resta muita dúvida. "Hard Times in New York Town" é muito boa, mas a música fica sem chance considerando que Zimmerman escreveu "Mississipi".

"Well I got here following the southern star
I crossed that river just to be where you are
Only one thing I did wrong
Stayed in Mississippi a day too long
"

Por falar em Nova York, é difícil não cair na tentação do óbvio. E confesso, eu não resisto. Ninguém tira essa do Sinatra.

Como nenhum cara representa a América, o lado bom da América, como Bruce, foi complicado escolher a música dele. "New York City Serenade" é linda. O cara ainda tem "Nebraska", "In Michigan", cantou New Jersey, Oklahoma mais de uma vez... Mas, pela gaita, por ser nome do disco e pq a música é boa demais fica Nebraska mesmo.

Vamos, enfim à lista:

Sweet Home Alabama - Lynyrd Skynyrd
Far Alaska - Jethro Tull
California Über Alles - Dead Kennedys
Just a little bit south of North Carolina - Dean Martin (vale por dois, claro)
Leaving Colorado - Hillbilly Hellcats
I live in Connecticut - Aerosmith
Dakota - Stereophonics (fica valendo pra south e north até opção melhor ser encontrada)
Florida - Modest Mouse
Georgia (On my mind) - Ray Charles
Hawaii Aloha - The Strokes
Private Idaho - B-52s
Come on! feel the illinoise! - Sufjan Stevens
Iowa - Slipknot
Blue Moon of Kentucky - Elvis Presley
Louisiana 1927 - Randy Newman
Massagistas De Massachusetts - Zumbi Do Mato
Especially in Michigan - Red Hot Chilli Peppers
Mississipi - Bob Dylan
Montana - Frank Zappa
Nebraska - Bruce Springsteen
New Hampshire - Sonic Youth
(New) Jersey Girl - Tom Waits
New Mexico - Johnny Cash
New York, New York - Frank Sinatra
Ohio - Neil Young
Oklahoma Hills - Woody Guthrie
Pennsylvania 6-5000 - Glen Miller ou Brian Setzer Orchestra, escolham
Tennessee Waltz - Leonard Cohen
Texas Flood - Stevie Ray Vaughan
Moonlight On Vermont - Captain Beefheart
Sweet Virginia - Rolling Stones (eu ADORO essa música)

Se eu não me engano ficaram faltando:

Arkansas
Delaware
Indiana
Kansas
Maine
Maryland
Minnesota
Missouri
Nevada
Oregon
Rhode Island
Utah
Washington
West Virginia
Wisconsin
Wyoming

Mas eu normalmente me engano.

Bonus tracks:
America - Simon & Garfunkel
American Pie - Don McLean
An American Prayer - The Doors
Born in the USA - Bruce Springsteen
We're an american band - Grand Funk

12 comentários:

Pedro disse...

porra, que sorte de depravado escreveria uma musica sobre delaware??!

Eduardo Rodrigues disse...

Doeu meu coração não poder colocar Matanza na lista, mas Delaware não está no título, apenas na letra:

"Com o uivo do coiote em lua cheia
E os ventos da má sorte que sopram do Dellaware
Todos os ladrões de banco que fugiram da cadeia
Dando tiro pro alto, bebendo e batendo o pé"

Rimar Delaware com pé não é pra qualquer um. A música se chama "Rio de Whisky"

Anônimo disse...

Autumn in New York - Sarah Vaughan
California - Joni Mitchell
Massachusetts - Maxine Sullivan
Midnight train to Georgia - Gladys Knight and the Pips
Oh my sweet Carolina - Ryan Adams
Virginia Moon - Foo Fighters

Bernardo Esteves disse...

Pô, se valesse menção na letra letra dava pra colocar "The gift", já que o infeliz do Waldo Jeffrey vinha do Wisconsin. Mas seria infringir as regras.

É, acho que vou ter que pedir ajuda aos universitários pra completar sua lista. Enquanto isso, dois bonus tracks a mais:

- "Back in the USA", Chuck Berry
- "Which way to America?", Living Colour

Natália Guerreiro disse...

:/ nada sobre os estados restantes, exceto no google.

minha playlist conta com "Rose of Washington Square", que, infelizmente, não pode entrar pq é sobre a praça em Nova Iorque.

Eduardo Rodrigues disse...

Pois é... deixei o espaço pra vocês antes de entrar no allmusic. Lá dá pra fechar a lista inteira, com certeza.

Me senti culpado por não ter lembrado de nenhuma música pra Kansas. Tenho certeza que é fácil.

Bernardo Esteves disse...

Vamos lá, alguém tem que fazer o trabalho sujo. Com uma forcinha do All Music, proponho completar a lista com bastante jazz. Até que deu pra achar músicas de artistas legais:

Arkansas blues - Louis Armstrong
Delawhere? - Spit
Indiana - Miles Davis
Kansas - Ian McCulloch
Maine - Coleman Hawkins
Maryland, my Maryland - British Jazz Band
Minnesota fats - Johnny & the Hurricanes
Missouri waltz - Johnny Cash
Nevada - Pere Ubu
Oregon trail - Woody Guthrie
Sweet Rhode Island red - Ike & Tina Turner
Utah - The Osmonds
West Virgina rag - Al Jabbour
Washington wobble - Duke Ellington
On Wisconsin - Glenn Miller
Emperor of Wyoming - Neil Young (como ele já foi, pode entrar a versão do Mushroom)

Faltou algum?

Bernardo Esteves disse...

Agora falta fazer um equivalente brazuca, né? Começo a lista com a bonus track: "Outras capitais", do Itamar Assumpção, uma música sem etcetera. Olha a letra aí:

Quem quiser final feliz vá pra Florianópolis
Quem quiser pura beleza se pique pra Fortaleza
Quem quiser viver a vida seu lugar é Curitiba
Quem quiser só uma ilha eu recomendo Brasília
Eu já estou cheia demais quem quiser dormir em paz
Que vá pra outras capitais

Quem quiser fugir do frio a Dutra vai dar no Rio
Quem quiser destino alegre que desça pra Porto Alegre
Quem quiser saber da história melhor lugar é Vitória
Quem quiser comer caju é claro que é Aracaju
Eu já estou cheia demais quem quiser dormir em paz
Que vá pra outras capitais

Quem quiser sossego e luz o seu rumo é São Luís
Quem quiser só vida boa que voe pra João Pessoa
Quem quiser nada de mal o seu lugar é Natal
Quem quiser longe a chatice que vá morar no Recife
Eu já estou cheia demais quem quiser dormir em paz
Que vá pra outras capitais

Quem quiser a mente zen que vá pra Belém
Quem quiser curtir duende decerto que é Campo Grande
Quem quiser beber da fonte sossegue em Belo Horizonte
Quem quiser sair da trama embarque para Goiânia
Eu já estou cheia demais quem quiser dormir em paz
Que vá pra outras capitais

Quem quiser só descansar se mande pra Cuiabá
Quem quiser ter boa vista perfeito é Boa Vista
Quem quiser levar à sério que siga pra Porto Velho
Quem quiser lavar a alma o certo é que vá pra Palmas
Eu já estou cheia demais quem quiser dormir em paz
Que vá pra outras capitais

Quem quiser sanar a dor vá sanar em Salvador
Quem quiser mapa da mina descambe pra Teresina
Quem quiser só viajar a lógica é Macapá
Quem quiser entrar no embalo que venha pra mim São Paulo
Eu já estou cheia demais quem quiser dormir em paz
Que vá pra outras capitais

Eduardo Rodrigues disse...

Agora falta a nacional. Quem se dispõe a fazer?

Já fica a minha primeira dica também: Take me back to Piauí - Juca Chaves

"Adeus paris tropical, adeus brigite bardot
o champanhe me fez mal, caviar já me enjoou
simonal que estava certo, na razão do patropi,
eu tambem que sou esperto vou viver no piauí!"

Anônimo disse...

Tem a musica da FERNANDA ABREU - Brasil e' o pais do suingue com uma lista consideravel dos estados brasileiros

Vamo lá rapaziada
Todo mundo dançando
Dançando sem parar
Funk nordeste
Funk noroeste
Funk centro-oeste
No sudeste, norte-sul
Mato Grosso, Pernambuco
Maranhão e Goiás
Rondônia, Paraíba, Paraná
Minas Gerais
Brasília, Roraima,
Piauí, Espírito Santo
São Paulo, Ceará, Acre, Tocantins
Amazonas, Sergipe, Alagoas, Amapá
Santa Catarina, Bahia e Pará
Rio Grande do Norte
Rio Grande do sul
Grande Rio de Janeiro

Anônimo disse...

wild west virginia - daniel johnston

Anônimo disse...

oklahoma usa - yo la tengo