29.6.07

Último trago

England goes smoke free on July 1st. Os outdoors aqui em Londres não nos deixam esquecer. A partir de domingo, será proibido fumar em qualquer espaço público ou lugar de trabalho na Inglaterra. Entre as muitas conseqüências da medida, a lendária cortina de fumaça que caracteriza os pubs deve se tornar coisa do passado.

Na música, como no cinema e na vida, já houve um tempo em que o tabagismo foi glamuroso. As canções dos 1960 e 1970 estão repletas de fumantes descolados e baforadas charmosas. Nos meus tempos de fumante, não conseguia ouvir o Bowie sem sacar um cigarro do maço:

Time takes a cigarette
puts it in your mouth.
You pull on your finger,
then another finger,
then your cigarette.

A chegada da data que assombra os fumantes britânicos é o pretexto para começarmos a desmembrar a lista das drogas em listas diferentes, cada uma dedicada a sua droga. Comecemos pela nicotina, pois. Vale qualquer música que descreva alguma cena de tabagismo, explícito ou sugerido.

A lista está curtinha ainda: tive a idéia meio de última hora e não passei muito tempo pensando. Dou o pontapé inicial e conto com vocês para engrossar a fumaça:

A day in the life - The Fall
Been smoking too long - Nick Drake
Cigarette - Jacques Higelin
Cigarette lighter - Herbie Hancock
Cigarette smoking Fiona - Arctic Monkeys
Cigarettes and alcohol - Oasis
De cigarro em cigarro - Clementina de Jesus, Nora Ney, Cyro Monteiro e Conjunto Rosa de Ouro
É fim de mês - Raul Seixas
É proibido fumar - Roberto Carlos
Have a cigar - Pink Floyd
I'm so tired - Beatles
Posso perder minha mulher, minha mãe, desde que eu tenha o rock and roll - Mutantes
Qualquer bobagem - Tom Zé
Rock'n'roll suicide - David Bowie
Smokey - Funkadelic
What she said - Smiths

Mandem logo suas sugestões, que o prazo está se esgotando.

17 comentários:

Sidney Mirandão disse...

Rá!

Chão de Giz - De alguém do show holográfico "Grande Encontro". Acho que a Elba Ramalho canta, a música é do Zé Ramalho, mas para mim todos os quatro são a mesma pessoa, e tudo é um jogo de espelhos.

The lady is a tramp - Billie Hollyday

Meu caro amigo - Chico Buarque

Conversa de botequim - Noel Rosa

E por enquanto é só, pessoal.

Sidney Mirandão disse...

Falha nossa. Confundi a lady acima. Não é a lama, mas a sofisticada.

Retificando, então, onde se lê "The lady is a tramp", leia-se:

Sophisticated lady - Billie Holliday

Ainda aproveitei para corrigir o sobrenome dela. Obrigado, Rosa.

Locadora do Werneck disse...

Na minha modesta opinião, a melhor música de cigarro do mundo é o antológico, magistral, inigualável, ROCK DO SACI, escrito pelo genial Baby Santiago e interpretada por Jerry Adriani.

Depois eu lembro de outras. Preciso sair agora. Acabou o cigarro.

Anônimo disse...

I'm only sleeping - The Beatles
La cigarette - Sanseverino
L'amour c'est comme une cigarette - Sylvie Vartan
Madame George - Jeff Buckley
Smoke gets in your eyes - The Platters
The last cigarette - Ed Harcourt
Waltz #2 - Elliott Smith

Eduardo Rodrigues disse...

"Whisky para um condenado", Matanza, dos versos "Meus 20 melhores amigos / Estão num maço de cigarros".

Maggies Farm - Bob Dylan

Não domino o tema.

Sidney Mirandão disse...

Penélope, onde que tem menção a cigarro em I'm only sleeping? Procurei e não achei...

Locadora do Werneck disse...

Vamos também relembrar as sábias palavras do belíssimo bardo bretão Eric Burdon:

"I smoked my first cigarette at ten"

- When I Was Young
Eric Burdon & the Animals

Locadora do Werneck disse...

Também tem uma musiquinha do Brownsville Station, que o Mötley Crue regravou... tem na trilha sonora do Rock and Roll High School:

"Smokin in the boys room
Smokin in the boys room
Teacher I aint foolin around with your rules
Everybody knows that smokin aint allowed in school"

Natália Guerreiro disse...

eu não consigo achar menção a cigarro em "smoke gets in your eyes"... nem em nenhuma música por mencionar.

Anônimo disse...

Leo, perdão. Viagem minha. Eu queria dizer I'm stepping out (que é só do John Lennon). Li uma no iTunes e acabei escrevendo a outra. Alguns chamam isso de dislexia, outros de ressaca.

Koalabala, eu sei que não menciona o cigarro propriamente dito, mas a música é tão esfumaçada que eu achei que merecia entrar na lista.

Anônimo disse...

O meu cigarro - Marcelo Birck.

"O meu cigarro eu já fumei
O meu dinheiro eu já rasguei
Eu já fiz todas as coisas que pode um homem no mundo fazer
Eu só ainda não me apaixonei como eu amei você"

GRANDE Birck!

Nana disse...

Rancho da goiabada, do João Bosco e Aldir Blanc. http://elis-regina.letras.terra.com.br/letras/140803/
Beijo

Karina Kohl disse...

Last Cigarette - Bon Jovi
Me dá um Cigarro - TNT

Adorei o blog! Parabéns!!!

Anônimo disse...

Sympathique do "Pink Martini" com o famoso refrao:
Je ne veux pas travailler, je ne veux pas déjeuner, je veux seulement oublier puis je fume

Cristiano Simões disse...

Vento de maio - Elis

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

Anônimo disse...

World delivery coumadin Discount zyvox Side-effects accupril Drug minomycin Generic aceon World delivery lamisil