1.5.07

Expiração: ArMuPo

Estabelecida a filiação (ou a afiliação, se preferirem) deste nosso armazém, assim como os princípios - restritivos – que nos inspiraram, cumpre esclarecer seu funcionamento. Em outras palavras, se o post inaugural mostra o "de onde viemos", este dará os primeiros indícios do "para onde vamos".

Tudo começou com esse post do Bernardo, sobre coletâneas de músicas no mundo digital. Daí surgiram as primeiras listas em seu blog, o que desencadeou o lançamento deste.

O princípio é simples: elaborar, a partir de elementos objetivos, listas de músicas sobre um determinado tema. Não se trata de estabelecer "top tens" ou uma hierarquia qualitativa entre músicas de uma mesma lista. O que nos interessa é antes apresentar setlists potenciais interessantes para que possamos, autores e leitores, abastecer nossos mp3 players com seqüências musicais inusitadas.

Por elementos objetivos, compreenda-se qualquer critério que, por mais absurdo que possa parecer, dê à lista uma unidade, mesmo que meramente formal. O próximo post dará um exemplo claro do que estamos pretendendo. E a tendência, esperamos, é de que as restrições formais nos ajudem a elaborar listas cada vez mais interessantes.

Um aspecto importante deve, no entanto, ser ressaltado. Se, por um lado, os sites de busca facilitam em muito a listagem de músicas por letra (elemento que será bastante usado nos posts que virão), por outro, a listagem desenfreada de qualquer coisa que tenha a ver com as restrições propostas, sem se preocupar com a qualidade das músicas, foge à finalidade de possibilitar realmente as listas potenciais que criaremos juntos. Não estamos em competição, nem queremos parecer ser os iluminados conhecedores de músicas desconhecidas e/ou de qualidade duvidosa. A intenção é de compartilhar, trocar experiências musicais e conhecer coisas novas. Com um mínimo de bom senso, faz favor.

Então, o modus operandi do blog será o seguinte:

1 - Postaremos o nome da lista, a descrição das restrições a serem respeitadas e a lista em si.

2 - As músicas deverão conter título, compositor e/ou intérprete. Quaisquer informações adicionais (álbum, data de lançamento, curiosidades sobre a música em questão e outros detalhes) serão sempre bem-vindas.

3 - Nos comentários, os leitores trarão, fora os comentários em si, suas próprias sugestões de músicas a serem acrescentadas à lista original.

4 - A princípio, somente uma música por autor e uma música por intérprete será aceita por lista. Esta regra poderá ser esquecida se a proposição inicial da lista for expressa nesse sentido. Ex: Lista de músicas do Chico Buarque falando de mulheres (não se preocupem, nossas listas não serão tão óbvias).

5 - Leitores que queiram postar listas inéditas no blog são extremamente bem-vindos. As sugestões podem ser feitas pelo e-mail musicapotencial@gmail.com . Contamos com a participação de vocês.

E é isso. A idéia está lançada. Preparem seus Ipods, Winamps, Walkmans e o que mais tiverem. A música potencial acaba de começar.

Nenhum comentário: