15.6.07

O ópio do povo

Não, não tem nada a ver com o post de maior sucesso até aqui do nosso Armazém. A lista agora é sobre futebol. Mais especificamente, sobre times de futebol.

Vale música feita em homenagem ao seu time de predileção, ao time que você detesta, ou em cuja letra uma simples menção ao time seja feita (direta ou indiretamente; a lista abaixo está cheia de sutilezas, que comentarei se os leitores quiserem, na caixa dos comentários - e desculpem a redundância).

Por outro lado, não vale hino de time, nem música sobre a seleção brasileira. Hino cada time tem um, oficial, e a lista viraria mera compilação, sem muito interesse musical (ninguém em sã consciência agüenta ouvir uma compilação de hinos de time). Já as músicas sobre a seleção, deixei de fora em sinal de protesto contra os milico, que tão chiando demais contra a pensão concedida à viúva do Lamarca. Xô então pras marchinhas ufanistas dos anos 70 e adjacências.

Vale repetir compositor. Se não valesse, a lista ia ter lacunas. Bernardo não gosta de listas com lacunas. Logo, vale repetir compositor (e desculpem a redundância).

Por outro lado, não vale repetir time. Senão, a lista seria só sobre o Flamengo. É uma lista a se pensar no futuro. Como bom atleticano mineiro, eu quero mais é que o Flamengo caia pro quinto dos infernos, digo, pra terceira divisão, mas tenho que reconhecer que muitas músicas boas foram compostas em homenagem ao time rubro-negro que mais ganhou roubado no Brasil.

Encontrei músicas sobre os 4 do Rio e de São Paulo, e sobre os 2 de Minas e Rio Grande do Sul. Além de um time argentino que tava dando bobeira por aí. Com certeza, outras hão de existir. Conto com nossos leitores do Nordeste para rechear a lista original. Olho no lance:

1 x 0 - Pixinguinha (Flamengo)
Aconteceu em POA - Nhém-nhém-nheiros do Hawaii (Grêmio)
Biscate - Chico Buarque e Gal Costa (River Plate)
Bom Tempo - Mônica Salmaso (Fluminense)
E o juiz apitou - Wilson Batista (Botafogo)
Galo e Cruzeiro - Vander Lee (Atlético-MG)
Gol Anulado - João Bosco e Aldir Blanc (Vasco)
O Futebol - Chico Buarque (Santos)
Saudação rubro-negra - Wilson Simonal (Corinthians)
Sinfonia Paulistana - Billy Blanco (São Paulo e Palmeiras)
Trem Azul - Lô Borges (Cruzeiro)
Trova - Kleiton e Kledir (Internacional-RS)

2 comentários:

Sidney Mirandão disse...

Crédito para as dicas do Bernardo, em "E o juiz apitou" e "Saudação rubro-negra"

Eduardo Rodrigues disse...

Incompatibilidade de Gênios - João Bosco (framengo)
Ilmo Sr. Ciro Monteiro ou Receita Pra Virar Casaca de Neném - Chico Buarque (Flu)
E se... - Francis Hime (Botafogo)

Vale marchinha do Ari Barroso?

"Casaca, casaca
Casá, casá, casaca
A turma é boa
É mesmo da fuzarca!"

Tem a Fearless, do Pink Floyd, que termina com o maravilhoso grito de guerra do Liverpool... you'll never walk aloooone