23.5.07

Boa notícia (Paname)

A idéia das listas começa a germinar... A grande amiga e leitora de primeira hora Ana Luiza Beraba me convidou para publicar algumas delas na revista Filmes do Estação, do grupo de cinema homônimo, que está sendo lançada agora.

Será algo como uma coluna de música potencial, que terá uma breve introdução e uma lista de músicas inspirada pelo tema de um filme distribuído pelo Estação em destaque naquela edição da revista. E a idéia é colocar o tema na roda aqui no Armazém antes de fechar a lista, para poder incorporar algumas sugestões dos leitores.

O pontapé inicial será dado com uma lista inspirada pelo filme Paris, je t'aime, que pode ser ele próprio definido como um exercício de cinema potencial: foram encomendados curtas de cinco minutos ambientados na Cidade-Luz a 20 diretores de todo o mundo (um para cada arrondissement).

Não vi o filme ainda, mas isso não compromete a lista. Paris, como Londres, Nova York e o Rio, está entre as cidades mais cantadas na música popular. As músicas sobre Paname se contam às dezenas, senão centenas.

Para limitar as entradas, decidi restringir a lista a músicas que tivessem o nome da cidade do título, com o coração partido por excluir faixas como o "Samba de Orly" do Chico, "Alec Eiffel", dos Pixies, ou mesmo o impagável "Acertei no milhar", do Moreira da Silva ("Até que enfim agora sou feliz / Vou conhecer a Europa inteira, até Paris"...).

Assim seja:

Afro Paris - Dizzy Gillepsie
April in Paris - Ella Fitzgerald & Louis Armstrong
Choro em Paris - Arranca Toco
Cidade luz (C'est Paris) - Cauby Peixoto
De Paris a Irajá - Jorge Aragão
Dix jours avant Paris - Sanseverino
From Paris to Rio - Giacomo Bondi (essa eu nunca ouvi mas tem que entrar! Alguém conhece?)
Fui a Paris - Moreira da Silva
I love Paris - Maysa
Ici Paris - Noir Désir
Il est cinq heures, Paris s'éveille - Jacques Dutronc
Last tango in Paris - Gotan Project
Paris - Carmen Miranda
Paris 1919 - John Cale
Paris blues - Duke Ellington
Paris de Santos Dumont aos travestis - Moacyr Luz
Paris mai - Claude Nougaro
The last time I saw Paris - Luiz Eça
Um baiano em Paris - Moraes Moreira

O que mais poderia entrar? Sejamos criteriosos, porque a lista a ser publicada terá um limite de entradas - que a Ana bem podia definir logo, hein?!

Dureza seria fazer uma lista com uma música sobre cada arrondissement, como no filme! Alguém arrisca? Eu lanço a primeira pedra: "Le blues de la Porte d'Orléans", do Renaud, com seu "séparatiste du 14e arrondissement"...

6 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia, bê!

acho que a gente podia fechar em 20, que também é o número de episódios do filme e de arrondissements.

Mas acho que a quantidade pode variar de número para número. O importante é que seja algo simpático!

que bom que vc topou a idéia, tomara que teus colegas de blogue também fiquem na pilha!!!

bjo!

Sidney Mirandão disse...

Maurice à Paris - Maurício Tizumba

Quanto ao filme, uma pequena precisão: são 18 curtas, não vinte. O slogan do filme é "18 quartiers de Paris... 18 histoires... Un seul film".

Ou seja, o pessoal pegou dezoito lugares de Paris, evitando repetir muito (ainda assim, o 18è foi duplamente representado, com "Montmartre" e "Place de Clichy), e pediu para 20 diretores dirigirem cada um um curta de no máximo 5 minutos - os curtas "Loin du 16è" e "Quartier Latin" são co-dirigidos respectivamente por Walter Salles & Daniela Thomas e por Frédéric Auburtin & Gérard Depardieu. Não se fez uma divisão clara por divisões administrativas.

Anônimo disse...

pequeno detalhe para quem como eu viu o filme e adorou - e para aqueles como eu tambem NAO vivem ou viveram em paris mas sim na banlieue (algo muito pouco neneth para ser abordado pelo filme) - Loin du 16eme nao se passa inteiramente em Paris mas sim na banlieue. Ou seja, e' claro que nao se enquadraria na lista... Quanto as musicas, eu teria uma lista muito maior, incluindo o que ha' de menos bernardico na selecao dos cantores. mas deixa estar...

Bernardo Esteves disse...

O Leo tem razão, são 18 curtas. Fecharemos uma lista com 18 músicas provavelmente... E Rafael, trate de parar de fazer doce e poste logo suas longas sugestões! As massas querem ouvir!!! E viva a pluralidade!

Ana Luiza Beraba disse...

é, são 18. já desfizemos o mal entendido e estamos cortando duas músicas.

O dos irmãos Cohen tbm tem dois diretores, o que dá um total de 21 diretores!!

bjo,
ana.

Unknown disse...

Qual é aquela musiquinha doce que a atriz colombiana Catalina canta para os dois bebês do curta? Linda...Gostaria de saber