14.5.07

Pausa aritmética

Há ainda outras duas ou três listas com nomes próprios por vir – afinal, isto aqui é uma cruzada contra o etcetera. A pedidos, no entanto, proponho uma pequena pausa nessa série para deixá-los com uma pequena brincadeira de outra natureza.

Confiram abaixo uma relação de músicas com algarismos no título, de um a zero. Por restringir a lista a algarismos, ficam excluídos por definição outros números compostos. Por um lado, essa regra exclui uma série de músicas interessantes; por outro, ela permite uma lista elegante, sem lacunas. E permite também que o leitor monte a sua própria, já que com um universo mais limitado fica fácil encontrar alternativas à proposta do blogueiro. Fique à vontade para sugerir a sua então nos comentários. Eis a minha:

One - U2
Two of us - Beatles
Three to get ready - Dave Brubeck Quartet
Free four - Pink Floyd
Five years - David Bowie
Six o'clock - Ringo Starr
Seven nation army - White Stripes
Eight miles high - Byrds
Nine out of ten - Caetano Veloso
Love minus zero / No limit - Bob Dylan

Notem que a lista é toda em inglês: alguém propõe um equivalente em português?

11 comentários:

Viuvas do Rafael Cury disse...

Ora, Bernardo, desse jeito voce me decepciona. Eu estava esperando que entrasse nessa lista "The six wives of Henry VIII." Isso e' uma musica do Rick Wakeman, certo?
A lista em portugues poderia incluir ate' os "Um dia, um adeus" do Guilherme Arantes, "Dois Amores" (Djavan), "Tres lados" do Skank e eu ainda acho que essa tem tudo a ver com os membros mineiros da lista, posto que 3 lados e' relativa a bandeira do estado de minas gerais, "Quatro paredes" (Marisa Monte) " "nem cinco minutos guardados" (dos Titas), "Antes das Seis" (magnifica musica da Legiao Urbana),
"Sete flechas" do Tiao Carreiro e Pardinho, "Oito Anos" (classico da Paula Toller, imortalizado pela Adriana Calcanhoto - com o refrao "Well, Well, Well, Gabriel", "Aviao das Nove" - Joao Bosco, "Atitude Zero" - Ratos de Porao

Bernardo Esteves disse...

Boa, Rafael! Mas fico mais feliz com a agilidade do que com a qualidade musical da sua lista - difícil compactuar com uma relação que tenha Guilherme Arantes e Paula Tola!

Proponho uma alternativa, portanto. Mas a minha tinha duas lacunas (6 e 9), que preencho com suas propostas. E assumo que "Um a zero" mata dois algarismos com uma caixa d'água só... A ela:

Um a zero - Pixinguinha e Benedito Lacerda
Como dois e dois - Roberto Carlos
Três apitos - Aracy de Almeida
Quatro crioulos - Rosa de Ouro
Cinco minutos - Jorge Ben
[Antes das seis - Legião Urbana]
As sete vampiras - Leo Jaime
Os oito batutas - Clementina de Jesus, Pixinguinha e João da Bahiana
[Avião das nove - João Bosco]

Sidney Mirandão disse...

Continando a lista em português

Sessão das dez - Raul Seixas
Trem das Onze - Adoniran
Doze anos - Chico Buarque
Hino do Treze FC - João Martins e Naldo Aguiar (ah, vá, foi boa essa)

Sidney Mirandão disse...

Chovam pedras, chovam pedras. Eu não li o wikicionário. Caí na armadilha.

MEA CULPA! MEA CULPA! MEA MAXIMA CULPA!

(mas eu ainda acho que Bernardo pôs algarismo ao invés de numeral por preguiça)

Anônimo disse...

eu ainda acho que as listas nao deveriam ser ditadas pelo gosto. Afinal de contas, o tao horroroso "ecletismo neneth" de uma lista que tem Jorge Benjor, o Rei e o Pixinguinha deveria tambem aceitar Paula Tola e o Gui Arantes, oras... Ninguem esta' pedindo que a lista seja algo hermetico, para ser compactuado, mesmo porque gosto e' que nem bunda e eu defenitivamente NAO gosto do Guilherme Arantes. A coisa e' apenas surpreender-se de que numa lista exista Tiao Carreiro e Pardinho (com um classico da musica sertaneja "de raiz") juntamente com o Joao Gordo e os Ratos de Porao.

Anônimo disse...

mas isso, e' claro, nao esta' nas normas da tal lista e ficamos novamente limitados aos Aipodes dos mediadores.

Sidney Mirandão disse...

Rafael,

eu aceitaria todos os seus argumentos. E compraria sua briga. Mas você colocou em letras maiúsculas que NÃO gosta do Guilherme Arantes. Aí é ofensa pessoal, e só por causa disso eu discordo de tudo o que você disse.

Sidney Mirandão disse...

Agora falando sério, tem limitação nenhuma aos Aipodes dos mediadores (inclusive porque eu nem tenho Aipode, tenho um feijão escroto da Sony que só lê músicas no formato "OMG").

É claro que as listas propostas vêm dos leitores de mp3 (e de OMG's - ARGH) do autor da lista, mas as sugestões são livres.

E SE ALGUÉM (LEIA-SE O BERNARDO) LIMAR O GUILHERME ARANTES DE NOVO, O PAU VAI QUEBRAR DE ACORDO AQUI NESSA BODEGA!!!!!

Atenciosamente,

Eu

Sidney Mirandão disse...

Só com algarismas:

Uma praieira – Chico Science
Duas contas – Garoto
Três Marias – Francis Hime
As quatro estações – Maria Bethânia
Adeus (Cinco letras que choram) – Orlando Silva
Bateu seis horas da manhã – Tamba Trio
Bicho de sete cabeças – Zeca Baleiro
Oito horas – Vaca Jones (foi mau, essa foi uma gugolada medonha)
Nove luas – Paulo César Pinheiro
Depois da Zero Hora - GUILHERME ARANTES

Bernardo Esteves disse...

O que o Rafael não conta é como ele veio a criar sua birra com o Guilherme Arantes. Reza a lenda que, nos early 90s (ou late 80s), nosso amigo estava em um desses resorts nenteths do interior paulista (Águas de Lindóia ou algo que o valha) e descobriu que, entre os outros hóspedes do hotel, estavam Guilherme Arantes in person, com sua adorável filha. E Mr. Arantes engrossou a lista de desafetos do Rafael ao ser derrotado por nosso herói em um passatempo do tipo qual-é-a-música organizado entre os hóspedes pelos animadores do resort. Logo ele, tão vitorioso nas tardes de domingo no SBT... Óbvio que ele não sabia estar diante de uma enciclopédia da nossa cultura popular!

Anônimo disse...

sim, sem falar do idilio que tive com a cria do sujeito, chamada marieta so que todo mundo a chamava de mirinda, so para chatear. ai meus vinte anos... bernardo, desse jeito voce me entrega. e foi em aguas de sao pedro.