20.5.07

Canta, canta, minha gente

Então, já estava na hora de participar um pouco do blogue, pelo menos do lado de cá. Mas o tempo anda curto e a concorrência com o Bernardo é desleal. Por dois motivos. Primeiro, o mp3 dele tem 60 vezes mais memória que o meu. Logo, 60 vezes mais músicas. Segundo, o sacripanta tem uma dúzia de listas prontas há meses, enquanto o neófito aqui, de pronta, só tinha a lista de compras da semana retrasada. Mas deixa estar, a gente fazemos o que a gente podemos, e tal.

À lista, pois. Vocês já perceberam a quantidade de músicas que falam sobre o próprio ato de cantar? Seria egocentrismo, metalinguagem, expiação ou falta de assunto? O que importa é que os compositores, sobretudo os brasileiros, andaram e andam sempre às voltas com sua própria profissão, e produzem assim algumas pérolas do cancioneiro nacional, no bom e no mau sentido.

O critério para a lista é o seguinte: músicas que falam do ato de cantar como atividade transcendental do eu-poético, seja por catarse, profissão ou qualquer outro motivo. Trocando em miúdos, o cantar deve ser o elemento mais importante da música. Por isso, "Singin’ in the rain", por exemplo, fica de fora. Nela, o cara está feliz, por isso canta. O que eu quero são músicas em que o cara fica feliz (ou triste, ou realizado, ou fodido-e-mal-pago) porque canta. Entenderam? Eu também não entendi muito, mas assim é melhor, cada um põe o que quer e a gente quebra o pau nos comentários. Beleza?

Minha primeira lista avacalha o coreto geral. O critério agora não precisa estar no título, pode estar na letra da música também. E ainda pus os intérpretes primeiro, para mudar um pouco a ordem Bernardiana.

Capinan e Edu Lobo - Ponteio (ele quer viola, mas é para cantar)
Chico Buarque - Bastidores ("Cantei, Cantei/Como é cruel cantar assim")
Dorival Caymmi - O Cantador
Gal Costa - Força Estranha ("Por isso uma força me leva a cantar")
Godofredo Guedes - Cantar
Hector Lavoe - El Cantante
João Nogueira - Minha Missão ("O meu canto é uma missão/Tem força de oração/E eu cumpro meu dever")
Milton Nascimento - Nos Bailes da Vida
Mutantes - Cantor de Mambo
Paulinho da Viola - Eu Canto Samba (... porque sou assim e me sinto contente)
Raul Seixas - O Homem ("Esse meu canto que não presta/Que tanta gente detesta/Mas isto é tudo que me resta")

Alguém me acha uma em inglês?

4 comentários:

Bernardo Esteves disse...

Critério barroco esse seu, hein, Leo?! É no mínimo discutível o ponto de a cantoria ser ou não o elemento principal da música. Mas vamos lá. Purista que sou, limito minhas contribuições às músicas que mencionam cantar no título.

A vida é só cantar - Wilson Simonal
Cantando - Paulinho da Viola
Canto do povo de um lugar - Caetano Veloso
Cantores do rádio - Chico Buarque, Maria Bethânia e Nara Leao
Não posso parar de cantar - Noite Ilustrada
Nego, vem cantar - Martinho da Vila

Em inglês:
I am singing - Stevie Wonder
Sing a single song - Sly & the Family Stone
The singer not the song - Rolling Stones

E pra avacalhar, uma incursão ao reino animal:
And your bird can sing - Beatles
O canto da ema - Jackson do Pandeiro
Sabiá cantador - Velha Guarda da Portela

Todas mais ou menos discutíveis, mas com um critério desses você queria o quê?! Vamos às contribuições de Monsieur Cury.

Eduardo Rodrigues disse...

Como dois e dois - Roberto Carlos (Eu sigo apenas pq eu gosto de cantar)

Take Up Thy Stethoscope And Walk - Pink Floyd (Music seems to help the pain / seems to motivate the brain)

Natália Guerreiro disse...

Certas canções - Milton Nascimento
Teco-teco - Gal Costa => a biografia de uma cantora

Já aproveitando para implicar com o dono do site, gostei mais desse critério interpretativo. Tem mais a ver com a música que seu título. ;)

À subjetividade! À música!

Anônimo disse...

Gonzaguinha - Sangrando ("quando eu soltar a minha voz, por favor entenda... é apenas o meu jeito de dizer o que é amar")

Gilberto Gil - Palco