2.5.07

O longa-metragem que deu origem à série

O Leo explicou direitinho aí embaixo como surgiu a idéia do armazém. Deixemos de conversa fiada então e passemos ao trabalho. Pra esquentar os tamborins, pretendo importar versões atualizadas das listas publicadas originalmente no meu blogue.

A lista que deu origem a todas as outras foi uma relação de músicas com nome de mulher. As regras são simples: o título só pode conter o nome e nada mais (o que deixa de fora músicas como "Sandra Rosa Madalena, a cigana" ou mesmo "A Rita"); só vale uma canção por intérprete.

A lista original tinha 47 nomes. A versão 2.0, que segue abaixo, tem 62, incluindo omissões, sugestões propostas nos comentários (filtradas em função da adequação às regras e do meu gosto musical) e outras músicas que vim a conhecer desde então.

E não custa reforçar o critério da qualidade musical, que o Mirandão apresentou aí embaixo. A idéia não é relacionar toda e qualquer música com nome de mulher; mais que isso, queremos enumerar músicas de que gostamos. Acrescento a isso um compromisso pessoal: as listas que postarei aqui incluirão apenas músicas que tenho no meu mp3, ou seja, são playlists que existem de fato e que vocês podem me pedir pra tocar qualquer dia desses.

Sem mais delongas, às moças:

Aline – Christophe
Ana – Pixies
Angelica – Duke Ellington e John Coltrane
Angie – Rolling Stones
Ann – Stooges
Barbara Ann – Beach Boys
Bernadette – The Four Tops
Billie Jean – Michael Jackson
Buick McKane – T. Rex
Carolina – Chico Buarque
Cecilia – Simon & Garfunkel
Cleo – John Cale
Clerenice – Sambrasa Trio
Cristina – Tim Maia
Daisy – Kevin Johansen & the Nada
Denise – Randy & the Rainbows
Doralice – Anjos do Inferno
Eleanor Rigby - Ray Charles
Elisa – Serge Gainsbourg
Elisabeth – Thomas Fersen
Emília – Roberto Silva
Eva – Rádio Táxi
Frida – Sanseverino
Gloria – Them
Irene – Caetano Veloso
Izaura – João Gilberto
Jacqueline – Franz Ferdinand
Janette – Lamartine Babo
Janie Jones – The Clash
Janine – David Bowie
Jesualda – Jorge Ben
Jolene – Dolly Parton
Julia – Beatles
Julieta – Sandro Becker
Juracy – Vassourinha
Kátia Flávia – Fausto Fawcett e os Robôs Efêmeros
Laura – Ataulfo Alves
Layla – Derek & the Dominoes
Lígia – Tom Jobim
Lisbela – Los Hermanos
Lola – Kinks
Lucille – Little Richard
Madalena – Elis Regina
Maria Domingas - Trio Mocotó
Maria Joana – Sidney Miller
Mary – Luiz Melodia
Maybellene – Chuck Berry
Odete – Sergio Sampaio
Peggy Sue – Buddy Holy
Risoleta – Moreira da Silva
Rosalyn – Pretty Things
Roxanne – Police
Sally Simpson – Who
Sandra – Gilberto Gil
Sara – Bob Dylan
Sebastiana – Jackson do Pandeiro
Sheila – Morphine
Síliva - Camisa de Vênus
Sônia – Léo Jaime
Suzanne – Leonard Cohen
Virgínia – Mutantes
Zoraide – Ultraje a Rigor

Para conferir os comentários e algumas considerações gerais sobre a primeira versão da lista, confira o post original. E deixe aí embaixo sua sugestão para a versão 2.1!

24 comentários:

Sidney Mirandão disse...

Bernardo, já que sua playlist existe de fato, tive uma idéia esquisita (se não fosse esquisita, nem perdia meu tempo escrevendo-a aqui).

Num dia de extremo ócio, conte o tempo total do longa-metragem que deu origem à série e nos diga quanto deu. Afinal, 62 músicas são pelo menos 3 horas de som.

Sidney Mirandão disse...

E pra não dizer que não falei das flores, aqui vai um pequeno adendo de cabeça:

Anna Julia - Los Hermanos (tudo bem, a música não é nenhuma Brastemp, mas o grupo parece que tem feito coisas legais; incluo como uma espécie de voto de confiança)

Emanuela - Fettes Brot

Rosa - Pixinguinha (ausência até então indesculpável).

Quem mais?

Fazito disse...

Opa Bernardo e Mirandão,
Pequena contribuição para a primeira lista:

Luciana- Maísa

Sabrina- Vive la Fête

Abraços!

Anônimo disse...

Tá ficando profissa....

Amapola, do Rei Roberto, é uma delícia de música!

Senti falta do Tom Zé, ao lembrar daquela música Angélica/Augusta, mas vi que o título é longo. Vi então que ele tem a Iracema, curtinha e trágica, mas que adoro:
Iracema, eu sempre dizia:
cuidado ao travessar essas ruas.
eu falava mas você não me escutava não.
Iracema, você travessou contra-mão

Bete Balanço também merece entrar para a lista!

e uma um pouco mais bizarra: na trilha do Poderoso Chefão, o grande Nino Rota tem uma música chamada Apollonia, que é linda além de ser um bom nome. Vale correr atrás!

do caetano, eu prefiro Neide Candolina a Irene... pode discordar da escolha dos blogueros?

Olhei meu itunes até a letra L, continuo n'outra noite de insônia!
bacio!

Sidney Mirandão disse...

Ana,

não só pode como deve discordar dos blogueiros. Xinga nós que a gente gosta! (o Bernardo gosta mais do que eu, mas eu gosto também).

Agora com relação aos seus adendos, do Tom Zé eu aceitaria as duas. Angélica/Augusta, apesar de ter dois nomes de mulher (mesmo que sejam ruas), só tem os nomes, e nada mais. Desconfio que o Bernardo não vai concordar comigo. Mas eu adoro "zones grises", onde a regra NÃO é clara, e acho que dá pra sustentar a inclusão dela. Então, metamos Angélica/Augusta como música do Tom Zé e Iracema como música do Adoniran Barbosa, que a compôs.

Já Bete Balanço é mais complicado. O "Balanço" avacalha por ser apelido. Não pode. A cigana Sandra Rosa Madalena ficou de fora, a Bete vai ter que fazer companhia pra ela.

Sidney Mirandão disse...

Xi, Ana,

fui procurar a música do Tom Zé aqui e o título completo é Augusta, Angélica e Consolação. A conjunção aditiva nos deu um tombo agora. Se "A Rita" ficou de fora, não tem como incluir a do Tom Zé.

E eu achando que o blog já ia começar com um pau entre eu e o Bernardo...

Droga, mil vezes droga.

Anônimo disse...

eis meninos,
assim de improvisto pensei aqui em algumas que rola de colocar. em ordem alfabetica: ana rosa - humberto teixeira e gonzagao, dora - sei la de quem, mas é aquela, a rainha do frevo e do maracatu, luíza - francis e chico. tem tambem camila - dos legendarios nenhum de nos e ana julia daquela banda, mas gosto é gosto e mau gosto é pior ainda... achei que era so de mpb. como estava enganado, faltou tbm luka da suzanne vega. esclarecimento: vale mais de uma musica com o mesmo nome? rosa, rosinha, rosa maria, tem um tanto na linha... emanuela foi doido...

Anônimo disse...

esqueci de duas importantes: faviela do elmoar e luzia luluza do gil. e porque estamos na familia lamounier, deve ter alguma alice, nao? sera que a listra chega a 100? e sigo repetindo, meu nome é anônimo.

Anônimo disse...

Eu acho que adaptar a lista ao teu gosto excluira' as curiosidades, do tipo
"Cassandra" do ABBA, ou entao Gloria com a Gloria Gaynor
(se bem que a origem e' de um cantor italiano la' dos anos 80).

Ha' que se excluir Katia Flavia da lista (pois o titulo completo contem uma citacao entre parenteses:
Katia Flavia (A godiva do Iraja').

Nesse caso, acredito que se esta' valendo entre parenteses, entao deve-se obrigatoriamente adcionar na lista:

"Alice (nao me escreva aquela carta de amor)" com o Q.I. de Abelha.

Talvez para ser incluida na lista sobre bairros.

Ha' coisas ainda piores, so' para completar a lista, do tipo:
Rosana - TOTO (hit na Europa)
Fatima - Capital Inicial (letra do Renato Russo)
Acho que entre a erotica Sonia do Leo Jaime e a sua amiguinha Solange, eu ficaria com a segunda (apesar das duas serem versoes).
onde esta' a
Lindoneia, c/ Nara Leao.
ou entao
Vera (Pink Floyd - ECA!)
Maria (Blondie)

E se e' para esculhambar com essa quantidade de musica neneth que a gente so' escuta em companhia do Bernardo, eu desencavo uma pior ainda, com uma cantora alema chamada Sandra, la' dos anos 80, direto do tunel do tempo, chamada
Maria Magdalena - Sandra

Sidney Mirandão disse...

Ao Anonimatheus,

há de ter uma Alice. Eu conheço Blues for Alice, do Duke Ellington. Mas não pode entrar nessa lista.

Ao Anonifael,

alemão curte essas coisas de nome esquisito. O Bach tem todo um livro de partituras dedicado a sua esposa, Anna Magdalena. E quanto à esculhambação, eu acho que o lance é evitar merdas escabrosas só pra encher a lista. ABBA, Capital Inicial, Nenhum de nós e adjacências não são lá muito bons, mas pelo menos no meu mp3, com essas músicas, eles entrariam. A ver com o Bernardo.

Ah, e sou pela exclusão da Kátia Flávia também.

Anônimo disse...

alo anonimirandao,
vc tocou num ponto importante que acho que deveria ficar esclarecido: o alcance da esculhambacao. explico. o objetivo da listra é juntar o maior numero possivel de musicas ou ha uma preocupacao com a qualidade? porque entraremos sempre nessa discussao: anna julia rola ou nao, camila rola ou nao... a dificuldade é a que ja evoquei, gosto é gosto e mau gosto é foda. e a ponderacao é que mesmo os oulipianos tinham certa tolerancia. nao lembro direito mas tipo p'tit era considerada sem e ou algo do genero. e entao fica como? quem decide nessa pinoia? anonimetabroda

Sidney Mirandão disse...

Anonimetabroda,

tem muito essa de quem decide não. Acho que é mais pelo bom senso, que é mais fácil de se pautar que o bom gosto.

Falar nisso, tenho que listar a música abaixo também:

Ângela - Roupa Nova

Eu sei que Roupa Nova é grotz, e que essa música é particularmente um lixo, mas está no meu mp3. Seria incoerência minha não listá-la.

Anônimo disse...

Claro, Lindonéia!!! Ausência imperdoável!!!
Salve salve Lindonéia!!!

Anônimo disse...

Bem, ainda ha' que considerar que parte do povo do amupo esta' na França, e nao ha' muitas musicas francesas. Eu acho que ha' que se evitar tratar de gosto, senao ficaremos muitissimo limitados. Enfim, enriquecendo a lista "a nivel de" França:

Vahina - do cantor Dave (alias, muito bonito o titulo)
Darina - Sylvie Vartan
Marilene - Gerard Blanc

Se vale nome e sobrenome, entao tem
Yoko Ono - Rita e Roberto de Carvalho

Anônimo disse...

e alias, lixo por lixo, o bernardo ta' cheio de amigo neneth que gosta de "Metal Machine Music".

Bernardo Esteves disse...

A qualidade musical é um pressuposto fundamental, óbvio, por mais que isso seja o menos objetivo dos conceitos. O objetivo é fazer uma lista bacana e não uma lista extensa. Como disse no início do post, os playlists existem de fato, e não há por que incluir lixo na lista só pra fazer volume e chegar a 100 nomes. A solução não é a ideal, mas o juízo sobre a qualidade musical fica a critério do proponente da lista, por mais arbitrário que seja.

Um exame detalhado do post original mostrará que os acréscimos à versão 2.0 da lista incluem várias das sugestões feitas então nos comentários - e exclui uma penca de outras. Fui atrás, por exemplo, de "Cassandra" e "Maria", e não gostei - ficaram deliberadamente de fora.

Vu atrás de uma série de sugestões que já apareceram aí em cima, pra versão 2.1. Algumas propostas ficam aceitas desde já, como "Luka", "Lindonéia", "Vera" e "Rosa", por exemplo - até tenho algumas delas no meu mp3, ficaram de fora por desatenção minha.

Mas está fora de questão baixar coisas como "Camila Camila" pra incluir na lista! E Roupa Nova é dureza de engolir, hein, Leo?!

Em todo caso, é bom esperar a poeira baixar e ouvir mais sugestões antes de atualizar a lista postada (versão 2.1), coisa que não havia sido pensada na carta de princípios. Mas a gente chega lá. Em todo caso, parece que teremos que abrir mão da godiva do Irajá, pra meu grande pesar.

Sidney Mirandão disse...

Eu sei, Bernardo, Roupa Nova é dureza de engolir. Mas eu gosto deles e tenho "Ângela" no meu mp3 há coisa de dois, três anos. Como que eu deixo ela de fora?

Inclusive, eu tenho um DVD aqui que se chama "RoupAcústico". Cê querendo, te faço uma cópia.

Anônimo disse...

tem gente que considera que Luka e' sobre um menino e nao uma menina (em todo caso, um ser que apanha dos pais ou do marido/mulher).

Bernardo Esteves disse...

Você tem razão, Luka é um rapaz. Guardamos ele então pra lista que vem por aí.
http://en.wikipedia.org/wiki/Luka_%28song%29

Anônimo disse...

Importo para cá dois comentários que a blogueira Koala Bala deixou mais cedo no post original da lista, no blog da rainha.

em defesa do meu nome, deixo o 1o comentário, ainda que não seja a 1a vez q leio aqui (parabens pelo blog cativante, por sinal).

Natalia é título de uma música do Legião. Nathalie, de um bolero brega toda a vida com Julio Iglesias.

Aliás, não entendi se existe um veto ao brega neste post tb.

* * * * *
Pesquisei e estou com mais músicas aqui:
1. Mariana - Luiz Gonzaga
2. Maria - Santana
3. Suzanna - Art Company
4. Mandy - Barry Manilow
5. Sara - Starship
6. Diana - Paul Anka
7. Lorelei - Ella Fizgerald
8. Heloisa - Chiquinha Gonzaga
9. Nenê - Ernesto Nazareth
10. Kalu - Dalva de Oliveira?

Anônimo disse...

A gente poderia propor uma lista das "Excluidas do Bernardo". Seria uma lista em que todas as excluidas, incluindo "Katia Flavia, a godiva do Iraja'" ou entao "Sandra Rosa Madalena, a Cigana" ou entao "Flora" estariam incluidas. Juntamente, e' claro, com Lindoneia. Seria uma lista vale tudo, menos as que estao presentes na primeira lista. Uma forma de fazer uma lista "do contra". Ah, ja' ia me esquecendo, e' claro que "Dolores" com o Silvio Britto estara' presente.

Anônimo disse...

deanna - nick cave

alice - nick cave

monna - bo diddley

victoria - kinks

Anônimo disse...

Ola !
ainda nao sai olhando todo o blog, mas achei interessnte esta primeira pagina que achei, quando buscava informacoes sobre meu queridinho (Thomas Fersen).
hehehe

Vou colaborar com a lista:
Juillet - Thomas Fersen
Louise - Thomas Fersen

Abraço.

Anônimo disse...

Lembrei de mais...
Léa - Louise Attaque
Marie - Louise Attaque
Salomé - Louise Attaque
Lola - Superbus

Vale pra meninos tb??
Raphaël - Carla Bruni