3.5.07

O harém do Jorge

Pensando melhor, acho que vale a pena alternar algumas listas velhas com outras inéditas, pra aproveitar o momento-novidade deste blogue.

Já que estávamos falando de mulheres, nada melhor do que emendar com uma variação sobre esse tema. Nas considerações gerais sobre a lista original de mulheres, eu dizia que havia sido difícil escolher uma música do Jorge Ben pra incluir na lista: o cara tem tantas músicas com nomes de mulher que merece um capítulo à parte só pra ele.

Vou flexibilizar um pouco os critérios: as músicas não precisam ter só o nome da mulher no título. Mas ele precisa estar lá, o que exclui pérolas como "Crioula" e "Minha menina". Mesmo assim, o cara conseguiu emplacar uma lista com 16 nomes - daria pra montar um time de rúgbi, não fossem algumas das músicas relativas à mesmíssima cabrocha (incluídas em várias entradas por estarem apresentadas sob nomes distintos).

Outro detalhe importante: todas as músicas da lista são da época em que o amigo ainda se chamava Jorge Ben (conheço bem menos a carreira dele depois que se rendeu à numerologia). Mas se alguém quiser incluir alguma música da fase Ben Jor, fique à vontade.

Com vocês, as mulheres de Jorge:

Apareceu Aparecida
Barbarella
Bebete vãobora
Carolina Carol bela
Domenica domingava num domingo linda toda de branco
Domingas
Dorothy
Dumingaz
Ive Brussel
Jesualda
Magnólia
Maria Domingas
Palomaris
Rita Jeep
Rosa, menina Rosa
Cadê Tereza

Notem que a campeã é a gloriosa Domingas, disponível em quatro versões. Ela era, desnecessário dizer, a mulher da vida do Jorge naquele momento. E cabe acrescentar um dado de extrema relevância, descoberto pelo valoroso historiador da música Carlos d'Andréa em suas peregrinações pela biblioteca do MIS: Domingas e Tereza, mencionada em "Cadê Tereza" e "País tropical", são a mesma mulher!

Agora o Leo tem o dever moral de postar uma lista com músicas com nome de mulheres do Guilherme Arantes!

5 comentários:

Anônimo disse...

nusga b! mandasse muito bem. quero ver agora se o leo topa o desafio...

Sidney Mirandão disse...

O Guilherme tem 3 músicas com nome de mulher:

Marina no ar (1987)
Medusa (1999)
Marietta (instrumental - 2000)

Nem tem graça fazer lista disso. Estou preparando uma verdadeira lista do Guilherme "muito maior que o Jorge Ben" Arantes. Tenham calma...

Anônimo disse...

E desde quando Medusa e' nome de mulher? Eu me lembro que uma das agentes da FAPEMIG la' da Escola de Engenharia se chamava Messiânica.

Sidney Mirandão disse...

Rafa, dê um ctrl-f na página abaixo e procure por Medusa.

http://www.ple.uem.br/editais/edital_021_06_homologacao.htm

E agora, reparando bem, e tendo em vista a qualidade em detrimento da quantidade, pode-se facilmente observar que o Guilherme compôs três músicas para mulheres começando com a letra M.

Música + Mulher + M = 3M

Marina no ar, Medusa e Marieta.

É gênio ou não é?

Natália Guerreiro disse...

ora, é este o armazém. estava perdida na noite vazia numa blogaria sem saber. então passarei a postar por aqui. mas pesa a questão do gosto. todas as minhas listas extensas são de músicas que figuram no meu computador. o problema é uma propensão incomum ao comum no meu gosto musical. *risos*