31.8.07

Meu umbigo e eu

Ter pais intelectuais dá nisso. Na minha adolescência, as mães dos meus amigos xingavam eles de irresponsável, vagabundo, inconseqüente. A minha não. Certa vez me chamou de auto-referente, para meu grande espanto.

O episódio acrescentou esse termo ao meu vocabulário e forneceu enredo para anos de psicanálise. A visita ao analista venho adiando prudentemente há alguns anos. Mas a palavra ficou, tanto que descobri que não estou sozinho.

Veja bem os músicos de quem gostamos, por exemplo. Vários deles são auto-referentes. É bem verdade que eles gostam de fazer homenagens uns aos outros. Mas no fundo, no fundo, o que eles querem mesmo é massagear o próprio umbigo.

Quando parei pra listar as músicas auto-referentes, descobri que eram bem mais numerosas do que imaginava a princípio. O critério da lista é o seguinte: entra qualquer música em que o artista/compositor/banda fizer uma referência explícita a si mesmo.

Fineza lembrar das suas aulas de literatura e não confundir autor com narrador. Para isso, combinemos o seguinte: só valem as músicas em que o autor estiver nominalmente citado, não necessariamente no título.

E ficam excluídas referências a personagens e alter-egos: versos como "the walrus was Paul" e "everyone knows Major Tom was a junky", por exemplo, não bastam para incluir a música na lista.
Olha o que já tem:

Beginning of a great adventure - Lou Reed
Cactus - Pixies (citando mais o T-Rex do que a eles próprios, reconheço)
Docteur Renaud, Mister Renard - Renaud
Eh! Oh! - Dr. Silvana & Cia.
Eu só ando a mil - Blitz
God - John Lennon
Iron Maiden - Iron Maiden
Jingle do disco - Tom Zé
Jorge Well - Jorge Ben
Like a rolling stone - Rolling Stones
O conteúdo - Caetano Veloso
Rita Lee - Os Mutantes
The ballad of John & Yoko - The Beatles
The groover - T-Rex
Velvet nursery rhyme - Velvet Underground
Vital e sua moto - Paralamas do Sucesso

7 comentários:

Sidney Mirandão disse...

Dá para fazer uma lista caetânica (o pavão de Santo Amaro) sobre esse tema. Vai sem o nome do dito cujo, para avacalhar a regra inicial:

Boas Vindas
Branquinha
Eclipse Oculto
Neide Candolina
No dia que eu vim-me embora
Vera Gata

E mais uma porrada que eu não me lembro agora.

Pra não matar o Bernardo de raiva, uma contribuição seguindo os critérios propostos:

Super-Heróis - Raul Seixas e Paulo Coelho (e a música é duplamente auto-referente)

Los Diablues - Los Diablos (foi uma banda que eu tive na faculdade de direito. A Letra era tão auto-referente, mas tão auto-referente, que o refrão era singelamente o seguinte: "É o Los Diablos/é a melhor banda iuris do Brasil")

Cristiano Simões disse...

Acertei no milhar. "- Etelvina! - O que foi, Morengueira?!"

Nana disse...

Ah, eu ia sugerir No dia que eu vim me embora, já lembrada pelo Mirandão. Adoro! Fico imaginando o Caetano com a mala que fedia, cheirava mal indo sozinho pra capital.

Eduardo Rodrigues disse...

Bob Dylan's Dream, do próprio.

"What´s your favourite colour, baby?
Living Colour!", dos próprios

kamundjangos, dos próprios

Anônimo disse...

buffalo springfield again - neil young
the story of bo diddley - bo diddley

Anônimo disse...

The Monkees - "We're the Monkees" (o grupo inteiro citado de uma vez, vale? Se valer, entra também "Time out for fun", do Devo, e "we're the Backyardigans"...)
The B-52's - "Song for a future generation"
João Penca & Seus Miquinhos Amestrados - "Luau de Arromba"
Piu Piu de Marapendi - "Eu hoje vou me dar bem"
Beastie Boys - Paul Revere ("It started way back in history With Adrock, M.C.A., and me - Mike D")

Ô, acho bom tu excluir rap e derivados toscos dessa lista, não? Senão entra até Romário e Edmundo com 'Rap dos Bad Boys'...

Anônimo disse...

jimy hendrix - fire