8.8.07

Fluvial

O filósofo pré-socrático Heráclito de Éfeso (540 a.C. - 470 a.C.) costumava pregar por aí que um homem não passa duas vezes pelo mesmo rio. Já que tudo flui, você pode até tentar entrar duas vezes, mas as águas já serão outras, o rio já será outro, você já será outro.

Pra avacalhar o coreto: se vivesse no início do século XX, será que Heráclito seria amigo do Walter Benjamin e da turminha de Frankfurt? Na era da reprodutibilidade técnica, será que um homem passa duas vezes pelo mesmo rio? Ou ouve duas vezes a mesma música? Ou ouve duas vezes a mesma música sobre rios?

Pelo sim, pelo não, juntei quinze delas. Ouçam quantas vezes quiserem. Mergulhem à vontade, antes que a gente se afogue em abobrinhas.

A terceira margem do rio - Caetano Veloso
By this river - Brian Eno
Down by the river - Neil Young
Down by the riverside - Louis Armstrong
Foi um rio que passou em minha vida - Paulinho da Viola
Na água do rio - Teresa Cristina e Grupo Semente
One more river - Sam Cooke
River down mountain high - Ike & Tina Turner
River Euphrates - Pixies
River man - Nick Drake
Rivers of Babylon - Boney M.
Riverside - African Jazz Pioneers
Sitting by the riverside - Kinks
Take me to the river - Al Green
The Nile song - Pink Floyd

7 comentários:

Dorothy disse...

Bleed a river deep - Ed Harcourt
Cry me a river - Julie London
Dois rios - Skank
Let the river run - Carly Simon
Moon River - Audrey Hepburn
River - Joni Mitchell
Rollin' on the river - Creedence

P.S.: Tem uma versão ótima de Down by the riverside gravada pelo Nilo Amaro e seus cantores de Ébano.

Dorothy disse...

P.S.2: Acho que o Johnny Rivers mereceria entrar nessa lista.

Sidney Mirandão disse...

Por enquanto, só lembrei 3. Depois mando mais:

Al Otro Lado del Río - Jorge Drexler
Nascente - Milton Nascimento
Río - Silvio Rodriguez

P.S.3: Se o Johnny Rivers merece entrar nessa lista, o que dizer de Rio Negro e Solimões?

Eduardo Rodrigues disse...

A MARAVILHOSA Riberboat Song, do Ocean Colour Scene.

Depois lembro outras.

Anônimo disse...

Dorothy, o nome da musica do Creedence e' "Proud Mary" e nao "Rollin' on the River"...

eu gosto muitissimo de

"River" Roberta Flack.

Agora eu acho que para os que curtem o cancioneiro portugues, o Tejo mereceria uma lista a parte, tamanha a quantidade de cancoes sobre o esse rio em Portugal.

Cristiano Simões disse...

Onde eu nasci passa um rio - Caetano

Cristiano Simões disse...

Misery is the river of the world - Tom Waits
Sand river - Beth Gibbons
Rio de lágrimas - Tião Carreiro e Pardinho