12.7.07

Ask not what your country can do for you

A lista sobre profissões foi um sucesso de crítica e público. Acho que vamos fechar com ela para a publicação na Revista do Estação. Mas não resisto à tentação de lhes submeter o plano B que a Ana Luiza me propôs para a próxima edição da revista.

Nesse caso, o pretexto seria o lançamento do filme Personal Che, um documentário multinacional sobre a imagem do Che em vários lugares do mundo. Este é o mote para listarmos músicas sobre políticos e grandes (ou nem tão grandes) líderes de maneira geral.

Rapei o tacho da minha biblioteca de música, mas não consegui encontrar muita coisa. Mal dá pra começar a lista:

Also sprach Zarathustra - Eumir Deodato
As minas do Rei Salomão - Raul Seixas
Ave Genghis Khan - Os Mutantes
Exhuming McCarthy - R.E.M.
Go down, Moses - Louis Armstrong
Jesus Cristo - Roberto Carlos
McGuevara o CheDonald - Kevin Johansen & The Nada
Mr. Churchill says - Kinks
Patuscada de Gandhi - Gilberto Gil
The day John Kennedy died - Lou Reed
Zumbi - Jorge Ben

É pouco, né? Será que vocês me ajudam? Deve haver por aí músicas sobre Hitler, Stalin, Getúlio e JK, mas não fui muito feliz na minha busca.

Se ampliássemos a categoria para "personagens históricos" de maneira mais geral, poderíamos incluir também os seguintes:

Alec Eiffel - Pixies
John Wesley Harding - Bob Dylan
Wright Brothers rag - Wynton Marsalis

Tomei o cuidado de excluir dessas listas figuras históricas e contemporâneas do mundo das letras, música e artes - músicas sobre esses existem em abundância e já estão listadas para a publicação a qualquer momento. Enquanto isso, fico com os grandes líderes dos leitores.

12 comentários:

Cristiano Simões disse...

MLK - U2
Deve dar pra fazer uma lista à parte só de sambas de enredo.

Bernardo Esteves disse...

MLK, craro! Nem tinha me tocado. Do Unforgettable fire só tenho "Bad" e "A sort of homecoming"...

Eduardo Rodrigues disse...

Hasta Siempre (Comandante Che Guevara) - Victor Jara
For Michael Collins, Jeffrey and me - Jethro Tull (Essa é roubada pq o Collins não é o político irlandês fundador do Ira, mas sim o astronauata americano)
Pomo de Adão - Canastra
Tributo a Martin Luther King - Wilson Simonal
Cortez, the Killer - Neil Young
Jacob Ladder - Bruce Springsteen

Difícil msmo, essa. Pode ser salva com os sambas-enredo ou com a liberação de figuras históricas religiosas... Jacó, Davi, Moisés... foram políticos, certo?

Bonus track
Let's lynch the landlord - Dead Kennedys

"But we can
You know we can
Yeah we can
You know we ca-an
Let's lynch the landlord
Let's lynch the landlord
Let's lynch the landlord, man!"

Sidney Mirandão disse...

Pô, Bernardo, esqueceu uma óbvia, que dá nome a seu blog:

Her Majesty - Beatles

E antes que alguém diga que não tem o nome dela, ela é a mesma que está aí até hoje. Além do quê, a realeza tem privilégios (eu fico me perguntando o que ela teria além de privilégios, mas isso é outra história), tais como ser chamada de Sua Majestade e figurar na lista mesmo sem ter o nominho de batismo (ou de guerra, sem trocadilho) no título.

Sidney Mirandão disse...

Gugoladas sem vergonha:

O Fusquinha do Itamar - Ultraje a Rigor (sério? ou mais uma desinformação da net?)

Presidente Bossa Nova - Juca Chaves (sobre o JK, a incluir só em último caso)

Presidente Vargas - Picassos Falsos (duas coisas: 1 - Roubada mais ou menos; a letra fala mais da avenida que do presidente, e 2 - Picassos Falsos é o fim da picada - com trocadilho; nem com jabá do Caetano em Vaca Profana conseguiram decolar)

Depois eu posto coisa séria

Bernardo Esteves disse...

"Her Majesty", claro, e "Presidente Vargas", por que não. Afinal, "Patuscada de Gandhi", do Gil, fala do grupo baiano, este sim batizado em homenagem ao Mahatma.

E os líderes religiosos também já estão lá, como Zoroastro (ou Zaratustra), Moses ("Go down Moses", uma brilhante do Louis Armstrong do disco bíblico dele) e Jesus Cristo - quase coloco a poderosíssima versão da Bethânia (que linha de baixo!!!).

Sidney Mirandão disse...

Outra muito boa:

Nostradamus - Eduardo Dusek

Com a genial estrofe final:

O dia ficou noite
O sol foi pro além
Eu preciso de alguém
vou até a cozinha
encontro Carlota, a cozinheira, morta
Diante do meu pé, Zé
eu falei, eu gritei, eu imploreei
Levaaaanta! Me serve um café
Que o mundo acabou

Anônimo disse...

ANGELA - John and Yoko
JOHN SINCLAIR - John and Yoko
The Balad of John and Yoko - The Beatles

Bernardo Esteves disse...

Então: apesar de a outra lista (profissões) estar mais completa e interessante, parece que a lista sobre líderes se encaixa melhor na temática da próxima edição da revista Filmes do Estação. Vamos ver se fechamos vinte então? Às sugestões iniciais e aos comentários eu acrescento

- Luís Inácio (300 picaretas) - Paralamas
- Hitler was a vegetarian - The Residents

E, por que não,
- Big Brother - David Bowie
(afinal, o Grande Irmão de Orwell era um líder)

Locadora do Werneck disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Locadora do Werneck disse...

Ramones - Bonzo [Ronald Reagan] Goes to Bitburg
The Kinks - Victoria [a Rainha]

Cristiano Simões disse...

Eu tinha postado Margaret on the guillotine do Morrissey, mas pelo jeito não entrou. Agora é tarde.