9.7.07

O que você quer ser quando crescer?

Convoco mais uma vez os fregueses deste armazém a contribuir com uma lista que será publicada na próxima edição da revista Filmes do Estação. O primeiro fruto da parceria deste blogue com a revista foi a relação de músicas sobre Paris, publicada por ocasião do lançamento do filme Paris je t'aime.

Para a próxima lista, a editora da revista, Ana Luiza, me deu duas opções. Pretendo submeter ambas aos leitores e, ao final do prazo estipulado (dia 20 próximo), escolheremos a mais interessante para publicação.

Começo com a lista que, no meu entendimento, tem mais potencial para render um caldo interessante. Caso seja escolhida, esta lista sairia junto com uma resenha do filme O fim do sem fim, sobre profissões em extinção.

A idéia, vocês já entenderam, é listar músicas sobre profissões. Não vamos nos limitar, no entanto, às profissões em extinção; vamos incluir todas e, ao final, caso tenhamos um subconjunto interessante só com ofícios em vias de desaparecimento, podemos mandar só essas músicas para a revista. A idéia é selecionar as 20 músicas mais interessantes.

Vamos às profissões então. As músicas com um asterisco não estavam na postagem original e foram acrescentadas em updates diversos ao longo do dia.

Cracked actor - David Bowie
L'agriculteur - Ridan (*)
Amante profissional - Herva Doce
O astronauta - Vinicius de Moraes (*)
Les joyeux bouchers - Boris Vian
Sou boy - Kid Vinil (*)
Canoeiro - Dorival Caymmi
Cantor de mambo - Mutantes (* contribuição do Leo)
Corista de rock - Rita Lee (*)
Demolition man - Police (*)
Blouse du dentiste - Henri Salvador
L'épicier - Voleurs de poules (*)
Equilibrista - Egberto Gismonti
Hôtesse de l'air - Jacques Dutronc (fini le pilotage: vive le pelotage!)
The jeweller - John Cale
E o juiz apitou - Vassourinha (*)
Lamento de lavadeira - Monsueto Menezes (*)
I want to marry a lighthouse keeper - Erika Eigen
Marinheiro só - Caetano Veloso
Minstrel in the gallery - Jethro Tull
Palhaço - Nelson Cavaquinho
Paperback writer - Beatles
Paraquedista - Raul de Barros (*)
Passista regra três - Noite Ilustrada (*)
Peixeiro grã-fino - Candeia e Dona Ivone Lara
Willie the pimp - Frank Zappa (uma profissão que não está propriamente em extinção: se o ofício de prostituta é o mais antigo da história, o de cafetão é provavelmente o segundo mais antigo)
Conto do pintor - Jards Macalé (a versão dele é melhor que a do Moreira)
Pranto de poeta - Guilherme de Brito
Please, Mr. postman - The Marvellettes
The preacher - Horace Silver & the Jazz Messengers
A preta do acarajé - Carmen Miranda e Dorival Caymmi
Quitandeiro - Monarco
I am a scientist - Guided by Voices
I shot the sheriff - Eric Clapton
Zagueiro - Jorge Ben (*)

Bonus tracks:
Dênis, o que você quer ser quando crescer? - Ultraje a Rigor
Meus filhos, meu tesouro - Jorge Ben
Romance da universitária otária - Blitz
E a sugestão do Eduardo: "The punk and the godfather", The Who (mais uma do Quadrophenia em homenagem ao meu apreço pelo disco)

Aos seus currículos!

22 comentários:

Eduardo Rodrigues disse...

O Zappa tem também a "wind up working in a gas station", do Zoot Alures. Vale? Se valer, acho que também cabe "Fábrica", da Legião, certo? Se não vale, entra da Legião "Soldados".

House Carpenter - Bob Dylan
Long-Distance Operator - Bob Dylan
Floyd the Barber - Nirvana
Highway Patrolman - Bruce Springsteen
Taberneira, traga o gin - Matanza

Bonus tracks
Pretty Vacant - Sex Pistols
Career Oportunities - The Clash

Sidney Mirandão disse...

Por enquanto, com a cabeça chafurdada na Convenção n. 158 da OIT, que trata justamente da extinção do contrato de trabalho por iniciativa do empregador, não estou lá conseguindo muito pensar em profissões em vias de extinção.

Por outro lado, tenho uma boa faixa bônus, ela também em extinção, dada a falência geral do movimento sindical:

Working Class Hero - John Lennon

Cristiano Simões disse...

Pedro pedreiro - Chico
Ciranda da bailarina - Chico
Os caçadores - Braguinha
Tarzan, o filho do alfaiate - Noel
Na baixa do sapateiro - Ary Barroso
Vendedor de caranguejo - Gil
Os alquimistas estão chegando - Jorge
Garoto de aluguel - Zé Ramalho
Dave, the butcher - Tom Waits
Taxman - Beatles
Victor should have been a jazz musician - Grace Jones
Watcher of the skies - Genesis
The boxer - Simon & Garfunkel
Shoplifters of the world unite - Smiths

Bonus:
Working man - Rush

Cristiano Simões disse...

Mais algumas:

Gravedigger - Dave Matthews Band
Suíte do pescador - Caymmi
Mágoa de boiadeiro - Sérgio Reis
Doméstica - Eduardo Dusek
A vida da dona-de-casa - propaganda da Minas Fogões, quem lembra?

Eduardo Rodrigues disse...

Sabia que eu tava esquecendo uma música do Rush!

Sidney Mirandão disse...

Tá difícil de organizar minha lista. Vou postando no conta-gotas, à medida que for lembrando, pode ser?

Le fossoyeur - Georges Brassens

Impagável canção sobre um coveiro que enterra seus defuntos a contragosto.

Sidney Mirandão disse...

Diacho, lembrei-me de outras:

O Carimbador Maluco - Raul Seixas
Ela é dançarina - Chico Buarque
Suíte dos Pescadores - Dorival Caymmi*


*Essa tem que entrar pra lista final. Sério.

Cristiano Simões disse...

Mais uns picados:

Timoneiro - Paulinho da Viola
Ariri vaqueiro - Dona Edith do Prato
Sonho colorido de um pintor - Tom Zé
Caminhoneiro - Roberto Carlos
El Carretero - Buena Vista
L'Accordeoniste - Edith Piaf
Jockey full of bourbon - Tom Waits

Cristiano Simões disse...

Teacher - Jethro Tull

chega né...

Bernardo Esteves disse...

Acrescentei umas últimas músicas com asterisco à lista e dou minhas contribuições por concluídas.

Os comentários renderam sugestões interessantes, hein? Será que conseguimos fechar uma lista com profissões que estão mais pra lá do que pra cá?

Das que estão aí, a minha lista de 20 pra mandar pra revista seria a seguinte (algumas estão em risco de extinção, outras levemente ameaçadas, outras são apenas das antigas):

açougueiro, agricultor, alquimista, barbeiro, caçador, cafetão, canoeiro, doméstica, lavadeira, marinheiro, menestrel, palhaço, pedreiro, pescador, peixeiro, preta do acarajé, quitandeiro, sapateiro, telefonista, vaqueiro.

Anônimo disse...

tem gente esquecendo a mais velha profissao do mundo. eu sugeriria "Maggie Mae" com os Beatles. Tem tambem "Le chanteur abandoné" do Johnny Hallyday ou entao "O menino das laranjas" com elis regina...

Cristiano Simões disse...

Batata, acho que vendedor de caranguejo entra tbm, hein... vou propor minha lista dos top 20 mais tarde.

Anônimo disse...

Muito legal! Eu só incluiria nessa top 20 a bizarra e burocrática função de carimbador...

Seria legal ter alguma de carteiro, né? Daqui a alguns anos estará extinto...

valeu pela força, gente! Muito bacana!

Dorothy disse...

Bee Charmer - Nellie McKay
Dear Catastrophe Waitress - Belle and Sebastian
Ghostbusters - Ray Parker Jr. (tudo bem, essa é piada)
Just a Gigolo - Louis Prima
The Guitar Man - Cake

Bernardo Esteves disse...

Só fiquei com medo de o vendedor de caranguejo ficar muito parecido com o peixeiro, Cris... Mas está valendo. E esqueci de mencionar o imperdível operador de DDI, óbvio! Esta profissão - e Mr. Zimmermann - não podem ficar de fora da lista final.

Rafael, acho que é legal mencionarmos a profissão no título da música, por isso acho que Maggie Mae não daria muito certo. Para representarmos tão nobre ofício, eu sugiro "Louisiana hooker with herpes", do Zappa - que só ficou de fora da minha lista original porque optei por "Willie the pimp".

Já citei essa música em comentário ao post sobre sexo, creio: é uma paródia que Zappa fez de "Lucy in the sky", zoando um senador da Louisiana que foi pego por aí com uma prostituta. A música é hilária, vale procurar por aí.

Eduardo Rodrigues disse...

Essa do Dylan é legal. Tem uma outra FANTÁSTICA do Chuck Berry sobre a mesma figura, mas chama-se Memphis. Cês devem conhecer...

Long distance information, give me Memphis Tennessee
Help me find the party trying to get in touch with me
She could not leave her number, but I know who placed the call
'Cause my uncle took the message and he wrote it on the wall

Help me, information, get in touch with my Marie
She's the only one who'd phone me here from Memphis Tennessee
Her home is on the south side, high up on a ridge
Just a half a mile from the Mississippi Bridge

Help me, information, more than that I cannot add
Only that I miss her and all the fun we had
But we were pulled apart because her mom did not agree
And tore apart our happy home in Memphis Tennessee

Last time I saw Marie she's waving me good-bye
With hurry home drops on her cheek that trickled from her eye
Marie is only six years old, information please
Try to put me through to her in Memphis Tennessee

Bernardo Esteves disse...

Essa é duca também!

E o Chuck é o ídolo de bigode que vai fechar a semana do rock amanhã, seguindo a tendência de raiz inaugurada hoje com o Little Richard?

Anônimo disse...

Tem milhares de Carteiros, como "Hey Mr. Postman" ou entao "O Carteiro" com a Vanusa
"Quando o carteiro chegou e o meu nome gritou com uma carta na mao...."
Bem, eu ainda acho que ha' que se valorizar a profissao mais antiga do universo. Eu acho que era a Meredith Brooks que cantava uma cancao chamada "Bitch". Ja' a Tina Turner tem uma chamada "The Bitch is back".

Dorothy disse...

Essa da Vanusa é ótima.

"Ante surpresa tão rude, não sei como pude chegar ao portão."

Cristiano Simões disse...

Batata, sua lista de 20 tá muito boa, não vou propor nada muito diferente não. Só faria uns loobies: além de reforçar o do vendedor de caranguejo, eu o estenderia, nesta ordem, ao carteiro, ao coveiro e talvez ao tocador de acordeon. O alfaiate tbm estaria muito dentro do filme, embora o homenageado da canção seja o filho dele. Prescindiria do peixeiro, do agricultor, do menestrel e talvez do cafetão.

Bernardo Esteves disse...

Boas lembranças, Cris, vou levá-las em conta na hora de bater o martelo. Só discordo em relação ao menestrel: esta é a única profissão extinta da lista! Esta não pode mesmo ficar de fora...

E lembrei de mais uma profissão pra lista: Miss black America, Curtis Mayfield.

Anônimo disse...

Que bom entao que voce decidiu colocar um menestrel, Bernardo, assim os neneths de plantao vao vibrar com a possibilidade de incluir o Oswaldo Morropreto (ops, Montenegro) na ja' nenethissima lista!
Afinal de contas, ele tem uma musica chamada
"O Menestrel" - Oswaldo Montenegro